Incêndios florestais em Los Angeles forçam evacuação de 30 mil pessoas e causam destruição |
5 DE JUNHO - Dia Mundial do Meio Ambiente
-
- Sidônio Cassol - Professor, com pós-graduações em Psicopedagogia e Pesquisa e Ciência da Educação. Parapsicólogo pelo Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville. Palestrante motivacional, comunicador de Rádio e escritor. Membro da Associação Internacional de Lions Clubes. Reside em Joinville, é casado, pai de três filhos e avô de 4 netos.
Sidônio Cassol
VAMOS APROFUNDAR NOSSOS PENSAMENTOS SOBRE COMO DEVEMOS VIVER O NOSSO MEIO AMBIENTE, COMEMORADO NESTE DIA.
Temos em nossas mãos a dignidade do nosso futuro, vivendo o instante presente, com todos os cuidados que o meio ambiente nos exige. Deus nos ofereceu, de graça, um planeta belo com proporções gigantescas de uma natureza exuberante para vivermos felizes e com saúde. Façamos dele, os melhores momentos de nossas vidas, deixando o nosso interior raciocinar e admirar as belezas da alma, as riquezas de nossas energias emocionais úteis e a felicidade de participarmos de sua sustentabilidade.
Se chover, sejamos felizes com a chuva que molha os campos, varre as ruas, limpa o ar, deixando o clima mais ameno e as flores de nossos jardins mais perfumadas. A chuva é fundamental para o nosso planeta, pois contribui para o desenvolvimento das diversas formas de vida animal e vegetal. Se fizer sol, aproveitemos o calor e seus benefícios. A energia vinda do sol é limpa e renovável, gerada a partir dos raios solares, contribuindo para a preservação do meio ambiente, tornando-o verde mais verde, as flores mais floridas e coloridas, as árvores frutíferas com mais vida em benefício à saúde da humanidade.
A luz solar oferece saúde para os nossos horizontes de vida e para o nosso bom humor. Da mesma forma, a lua é parte fundamental para a nossa vida. O nosso meio ambiente e os seres vivos, recebem vital influência da lua. Sem a lua, o desequilíbrio da natureza afetaria a todos! Além do mais, o ambiente noturno nos deixa mais românticos e com muito amor. Com certeza, você amigo leitor, já deve ter apreciado a lua e as estrelas numa noite de luar.
Agora, se tudo estiver seco, ou na sua visão, há necessidade de renovarmos e melhorarmos o meio ambiente, aproveite para colocar as mãos na terra, plantar sementes, regar e aguardar a floração. A atmosfera lhe agradecerá, a sua saúde se fortalecerá e o seu ego ficará realizado e feliz.
E sobre os ventos em nosso mundo atmosférico ? Os ventos são de fundamental importância na dinâmica terrestre, envolvem o clima, relevo, formação de chuvas, são modeladores do relevo, transportam umidade dos oceanos para as porções continentais, amenizam o calor das zonas de baixa pressão atmosférica entre outros fatores. Amigo leitor, vento é ventania que sopra os males para longe. Aproveitemos a brisa vinda da atmosfera e respiremos o oxigênio da felicidade.
Reflitamos:
Quais os cuidados que devemos ter com os mais variados meios ambientes, a começar pelo convívio do lar? Com a escassez de certos recursos naturais no planeta, a educação ambiental e a sustentabilidade adotada em nossas casas se tornam uma grande esperança. Portanto, para a preservação de rios, mares e solo, é preciso que a educação comece em nossas famílias e se amplie pela sociedade em geral.
O tema ambiental é um assunto de necessidade de sobrevivência para o nosso lindo planeta azul. Quanto mais cedo a questão for abordada com as crianças e nós adultos dermos o exemplo necessário, maiores serão as chances de despertarmos uma consciência real pela preservação. A educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola, além do exemplo familiar, com a questão do lixo, do desperdício de água, entre outros meios para cuidarmos melhor do nosso Ambiente.
A propósito:
Quando foi a última vez que você plantou ou regou uma flor ? Que frutífera você cultivou em sua vida? Vamos ficar com a certeza de que você já plantou uma pequena plantinha que hoje é uma grande árvore que dá abrigo aos pássaros, sombra para o descanso de nós seres humanos e animais, tornando o meio ambiente com oxigênio mais límpido.
Você já parou para pensar o quanto podemos fazer para o bem do nosso planeta, ou ao nosso ambiente diário? Que tal estudarmos as relações que se estabelecem entre os seres vivos e destes com o meio ambiente em que vivemos ?
Caros leitores, a natureza está aí à nossa disposição: mares, rios, árvores, montanhas, animais... Um mundo natural que cabe a cada um de nós, independentemente das nossas atividades humanas e responsabilidades. Sejamos felizes vivendo o nosso momento presente com a mente tranquila de nossos deveres de cidadãos neste mundão de Deus.
Sejamos felizes no ambiente que vivemos, lembrando que temos uma fonte de felicidade dentro de nós e deve ser repartida. Partilhar nossas alegrias é como espalhar perfume sobre os outros, sempre algumas gotas acabam caindo sobre nós.
Você já olhou para o céu hoje e sentiu como o meio ambiente ao seu redor está? Indiferente que tenha sol ou chuva, você há de concordar que a natureza é bela e você pode fazer a ela o melhor possível.
São Francisco de Assis, patrono dos animais e do meio ambiente, nos deixou este pensamento:
"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível."
Deixe seu comentário